capa porque se preocupar com pragas

Por que se preocupar com insetos indesejados?

Além da aflição e má sensação ao ver um animal na sua casa. Eles representam riscos a sua saúde e ao seu patrimônio.

Com o crescimento populacional, o aumento das cidades e diminuição das áreas de mata ao seu redor, é cada vez maior a presença de animais nas áreas urbanas. Muitos desses animais são insetos, alguns deles considerados pragas urbanas. Eles podem trazer riscos econômicos ou de saúde para a população.

Principais Pragas

  • Baratas
  • Ratos
  • Pulgas
  • Formigas
  • Percevejos
  • Cupins

Riscos

A presença dessas pragas, nem sempre requerem uma intervenção química, como a desinsetização – mais conhecida como dedetização. Alguns cuidados e ações podem aumentar o controle destes insetos. Por isso, sempre que identificar uma dessas espécies, procure uma empresa especializada em controle de pragas para avaliar a situação.

Alguns insetos, como cupins, se alimentam de madeiras e vão destruindo e consumindo os móveis de casas e estabelecimentos.
Já os percevejos e pulgas, assim como mosquitos ou pernilongos, se alimentam de sangue e picam as pessoas, podendo causar alergia na pele e outras dermatites.

Algumas espécies de baratas vivem próximos aos alimentos. Elas geram em torno de 4.500 novas baratas em 1 ano, o que facilita uma rápida contaminação do ambiente. Outras espécies, inclusive voadoras, habitam em locais com alta umidade, alta temperatura e baixa luminosiudade. Por isso são mais encontradas em porões, caixas de gordura, redes de esgoto, etc. Por habitarem em locais com alta presença de microorganismos, transmitem diversas doenças.

Os ratos entram em ambientes onde encontram vestígios de alimentos. Eles transmitem muitas doenças, a mais conhecida é a leptospirose que é transmitida através da urina do rato.

As formigas passaram a ser aceitas pelo homem por parecerem inofensivas. Porém, elas se alimentam de qualquer matéria orgânica, ou seja, alimentos, restos de animais e excrementos (humanos e, inclusive, do seu animal de estimação). Gripe, tuberculose, verminose e intoxicação alimentar são exemplos de doenças que podem ser causadas pela presença de formigas no ambiente.

Cuidados

Alguns cuidados que podemos ter para evitar que esses animais entrem em nossa casa e ajudar no combate a pragas:

  • Vedar frestas de rejuntes, armarios pias e etc.
  • Instalar iodinhos nas portas que dão acesso para área externa do imóvel
  • Manter ralos sempre fechados
  • Evitar deixar lixo ou lixeira em cima da pia
  • Manter os ambientes limpos e organizados

Se ainda assim, você encontrar um desses animais ou seus vestígios, procure imediatamente uma Controladora de Pragas para te ajudar.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *